00
Balanceados ou não balanceados?

Balanceados ou não balanceados?



Nos sistemas de áudio frequentemente encontramos alguns equipamentos com entradas e saídas analógicas balanceadas e outros com entradas e saídas desbalanceadas, ou até mesmo com as duas opções. Mas qual é a diferença entre as ligações balanceadas e desbalanceadas?

 

 

A principal e melhor característica das linhas balanceadas é a rejeição de ruído. Qualquer pedaço de fio que seja um condutor elétrico age como uma antena para apanhar radiação eletromagnética que nos cerca, como sinais de rádio e televisão, como também ruído eletromagnético gerado por linhas de força, motores, eletrodomésticos, monitores de computador e uma infinidade de outras fontes. Quanto maior for o comprimento do fio, maior será o ruído produzido. Por essa motivo as linhas balanceadas são a melhor escolha para cabos de grande comprimento. Se o seu “estúdio” é limitado basicamente à sua escrivaninha e todas as conexões não são maiores que um metro ou dois, então você pode usar linhas desbalanceadas, caso contrário use sempre as balanceadas. Outro lugar em que as linhas balanceadas quase sempre são usadas são em cabos de microfone. A razão para isto é que o sinal dos microfones é muito pequeno, que até mesmo um ruído mínimo poderá interferir.

 

 

Resumindo:

Microfones: Use linhas balanceadas.
Conexões a curta distancia: Linhas desbalanceadas serão boas se você está em ambiente relativamente livre de ruídos eletromagnéticos.
Conexões longas: Use linhas balanceadas.


Ligação desbalanceada


Um cabo de instrumento musical é um exemplo de linha desbalanceada que possui dois condutores. Um condutor é o terra, também chamado de comum, malha ou retorno. O outro é o sinal de linha também chamado de positivo ou “hot”. O positivo carrega o sinal e o terra atua como referencia.

 

 

Conexões desbalanceadas usam normalmente conectores tipo RCA ou P10 mono (TS de ¼ de polegada). Os cabos normalmente são compostos por um condutor central envolvido por uma malha que servirá como proteção contra interferências de fontes externas como a indução de “HUM” pela proximidade de cabos elétricos, ou “RF” radio freqüência.

 

 

Ligação balanceada


Além do condutor positivo citado acima, a ligação balanceada adiciona um outro condutor, chamado de negativo ou “cold”. O principio básico aqui é que os dois condutores carregam sinais idênticos mas com uma diferença de fase de exatamente 180°. As entradas balanceadas dos equipamentos possuem transformadores e amplificadores operacionais que respondem à diferença entre os sinais fora de fase e rejeitam sinais em fase (como ruídos que foram induzidos, ao longo do cabo, igualmente nos dois condutores – positivo e negativo).

 

 

Conectores XLR e TRS (P10 stereo)

 

 

As conexões balanceadas normalmente utilizam conectores tipo XLR (Canon) ou P10 stereo (TRS de ¼ de polegada). Os cabos são compostos por dois condutores que normalmente são trançados entre si, envolvidos por uma malha que servirá como blindagem contra ruídos.

 

Agora você já sabe diferença entre cabos balanceados e não balanceados? Existem alguns modelos de cabos vendidos na revenda autorizada Arcano, que tal dar uma conferida?

> Veja mais clicando aqui


Balanceados ou não balanceados?